Do site Bolsa de Mulher
A maioria dos pais e mães costumam optar por dar banho no bebê na tradicional banheirinha, pelo menos até o bebê ficar um pouco maior e mais firme. Mas usar o chuveiro também pode ser uma opção, basta tomar alguns cuidados simples ensinados por pediatra
por Manuela Pagan
22/03/2016
Como dar banho no bebê
De acordo com o pediatra e homeopata Moises Chencinski, autor do blog “EuApoioLeiteMaterno”, o dar banho no chuveiro é permitido, mas são necessários alguns cuidados extra.
Passo a passo
Sente
A primeira precaução é dar o banho sentado em um assento firme e estável, isso porque o piso do chuveiro pode ficar muito escorregadio e, caso o adulto deslize ou caia, leva junto o bebê, que é muito mais frágil.
Vá por partes
Ensaboe e enxágue cada parte do bebê de uma vez: comece pela cabeça e pelo rosto, depois vá para um bracinho, em seguida o outro, passe para o tronco e genitália e, por fim, para as pernas, uma de cada vez.
Esse cuidado deve ser tomado porque o bebê ensaboado fica muito escorregadio e, portanto, as chances de ele deslizar das mãos que o seguram são grandes.
Não pegue nada do chão
Caso você se abaixe para pegar um sabonete que caiu, por exemplo, por reflexo você levantará o outro braço, que segura o bebê. Isso coloca o bebê em uma posição arriscada para cair ou se machucar.
Atenção à orelhinha
Quando você usa um chuveiro para dar banho no bebê, precisa redobrar o cuidado para não entrar água na orelha, muito mais fácil de acontecer uma vez que o dispositivo “dispara” água. O pediatra explica que, caso entre água no ouvido do bebê, ela ficará represada ali e, quando esfriar, causará dor de ouvido.
Prática e segurança
Quando você já estiver mais confiante para segurar o bebê, dar banho no chuveiro vai ficar bem mais fácil. Se ainda tiver medo, o ideal é fazer tudo com bastante calma ou então esperar até se sentir mais segura para tentar.
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545