Do site Bebê Mamãe
Esta atitude preserva o vernix, camada esbranquiçada ao redor da pele do recém-nascido
por Bruna Romanini
27/04/2016
Foto: Getty Images
Uma pesquisa publicada na revista científica Indian Journal of Dermatology levantou todos os estudos prévios relacionados à demora em dar banho no recém-nascido. Os pesquisadores descobriram benefícios incríveis de demorar para dar banho no bebê. Isto porque quando o pequeno nasce, ele tem uma camada esbranquiçada ao seu redor chamada vernix. Quando o bebê está no útero esse vernix protege o bebê e ainda evita que ele perca o calor. “Na hora que o bebê nasce não é preciso retirar o vernix, pois trata-se da primeira proteção do bebê e ainda fornece calor ao bebê. Definitivamente isto não é sujeira”, conta o pediatra Moisés Chencinski, membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Contribui para a flora bacteriana
Nos momentos após o nascimento do bebê, engolir um pouco do vernix contribui para a formação da flora bacteriana do seu bebê, que são as bactérias do bem presentes no aparelho digestivo que ajudam na digestão, previnem a obesidade e muito mais.
Ajuda na adaptação da pele
O vernix contribui para a adaptação da pele do bebê ao ambiente fora do útero. Outra pesquisa já apontou que quanto mais tempo o bebê fica com o vernix a acidificação da pele ocorre de forma mais rápida e isto é importante para inibir o crescimento de bactérias na pele.
Propriedades antioxidantes
O vernix possui ação antioxidante por ser rico em vitamina E. Isto é muito importante para um bebê, pois o parto é um momento de estresse oxidativo e a ação antioxidante do vernix ajuda a atenuar os malefícios destes oxidantes.
Ação hidratante
Outros estudos já mostraram que o vernix possui forte ação hidratante, devido à sua grande concentração de água em sua composição.
Capacidade de curar machucados
Por sua ação antioxidante e capacidade de proteção contra bactérias, o vernix também ajuda na cura de alguns machucados. Estudo anteriores já provaram que o vernix pode ser eficaz até mesmo no tratamento de queimaduras.
Por tudo isso, um outro estudo publicado na revista científica Neonatal Network, orienta que é importante ser flexível quanto ao momento do primeiro banho. Sendo que deve ser levado em conta a temperatura corporal do recém-nascido, que deve estar estável, e o desejo da família. Também pode ser interessante que o primeiro banho não remova todo o vernix da pele do bebê. Outra questão é que o primeiro banho seja dado por um familiar e não por um enfermeiro, que muitas vezes faz isso logo após o parto.
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545