Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Acessórios para amamentação: você sabe quais são necessários?

No site da Revista Pais & Filhos

Almofada, bico de silicone, sutiã, protetor de seios e cadeira de balanço

por Carolina Piscina

02/08/2016


(Foto: Shutterstock)

O Google registra tudo que você pesquisa nele. Sendo assim, a empresa tem todas as buscas guardadas e sabe os principais interesses dos usuários. Em comemoração à semana da amamentação, selecionamos os termos mais buscados sobre “amamentar” e tiramos as suas dúvidas.

As buscas são: “almofada de amamentar”,  “bico de silicone para amamentar”,  “sutiã para amamentar”,  “protetor de seios”,  “cadeira de balanço para amamentar”.

Almofada

Este é um daqueles itens que todas as mães pensam em comprar no enxoval. Foi o caso da Paolla Limy Alberton, mãe da Denise, 6 anos, e da Isabella, 2 anos, e casada com Ubiratan, que comprou o acessório junto com o kit berço. Mas ela acabou nem usando!

“Era muito desajeitado, porque minha primeira bebê era enorme, aí eu tentava posicionar a almofada, a bebê, tudo no sofá e não dava. Com a segunda ainda usei mais, porque ela foi prematura, mas mesmo assim não compensou o investimento”, afirma Paolla.

O pediatra Moises Chencinski, pai de Renato e Danilo, pediatra, membro do departamento de aleitamento materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, criador da campanha #EuApoioLeiteMaterno, não recomenda o uso da almofada. “O item não permite que a mãe tenha uma posição e um contato adequado com o bebê”, explica.

Bico de silicone

Os médicos não costumam recomendar esse tipo de acessório, já que ele impede que o bebê pegue no peito corretamente. “O que vai estimular a mãe a produzir o leite é a língua do bebê encostando no mamilo. Quando você coloca esse protetor, você tira esse contato”, explica Moises.

Apesar disso, ele acaba ajudando muitas mães, principalmente aquelas que não têm os bicos dos seios para fora. “Eu sempre tive bicos dos seios planos. No dia que meu filho nasceu, comentei com a minha obstetra sobre a dificuldade que ele tinha de pegar o peito… Aí ela recomendou que meu marido fosse comprar o bico intermediário de silicone!”, conta Michelle Catuzzo Malinski, casada com João Alexandre, mãe de João Vitor, 4 anos.

A Michelle usou o bico intermediário por 40 dias e foi a salvação dela. Depois desse período, ela conta que a sucção já tinha ajudado a formar um bico.

Com isso, ela conseguiu começar a amamentar sem a ajuda do acessório. Apesar de não ser recomendado, cada caso é um caso e as mães se adaptam como podem!

Sutiã

O acessório que salva a vida das mães que precisam alimentar os seus filhos em público! Amamentar em locais movimentados muitas vezes é necessário. E, apesar da lei que garante esse direito, nem sempre a mãe se sente confortável em colocar o seio todo para fora em locais com movimento. O sutiã para amamentação veio para ser uma ajuda e tanto!

Ele abre na medida certa na região do seio, para que você consiga amamentar com conforto. Prefira os modelos com alça larga, que dão uma maior sustentação.

Protetor de seios

Este acessório não é muito recomendado. “Quando você deixa o protetor lá, ele fica úmido, o que aumenta o risco de candidíase na mama, além do sapinho no bebê”, explica Moises. A solução é colocar uma fralda entre a mama e o sutiã depois de amamentar e trocá-la assim que ficar molhada.

Cadeira de balanço

Ela certamente vai dar um toque lindo para a decoração no quarto do bebê. Mas é preciso tomar cuidado. “O problema da cadeira é que se você acostuma o neném a balançar na hora de amamentar, ele sempre vai querer o movimento nessa hora”, explica Juliana Amato, mãe de Guilherme, 5 anos, Sofia, 3 anos, ginecologista e obstetra do Amato Instituto de Medicina Avançada. O ideal é uma cadeira confortável, que te deixe à vontade e abrace você e o bebê nesse momento delicioso.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545