Do site VIX
Alguns conselhos de família costumam ser seguidos à risca entre gerações, especialmente quando se trata de cuidados com à saúde. Nesse sentido, é bastante comum que na hora de proteger as crianças da gripe, pais recorram a esses conselhos e recomendações.
por Giulia Ebohon
09/06/2019
Mas embora seja preciso reconhecer a sabedoria presente nas nossas tradições, existem recomendações que não passam de balela, ou seja, não contribuem em nada para evitar a gripe no pequeno. Será que você recorre a alguma delas?
Combate à gripe: mitos
"Não deixe seu filho pegar friagem"
Não foi estabelecida uma relação de causalidade entre o vírus da gripe e a friagem. A maior incidência da gripe no outono e no inverno é explicado porque temperaturas amenas e ar seco contribuem para a proliferação do vírus e, além disso, essas estações do ano costumam causar um ressecamento das vias aéreas, comprometendo a defesa do organismo.
"Não deixe a criança dormir com cabelo molhado"
Deixar a criança sair com o cabelo molhado não impacta na transmissão do vírus da gripe, novamente trata-se de uma doença viral que, portanto, só pode ser contraída se houver contato com o vírus no ambiente.
"Não deixe a criança andar descalça"
Assim como a friagem, não existe uma relação direta entre a gripe e o contato dos pés no chão gelado. Isso porque gripes e resfriados são doenças infecciosas causadas por um vírus, sendo seu principal fator de transmissão a falta de higiene pessoal e o contato com pessoas doentes.
"Evite bebidas geladas"
Assim como os fatores anteriores, não existe uma relação direta entre o consumo de bebidas geladas e a transmissão da gripe. O que ocorre é que um contraste térmico súbito reduz as defesas das vias áreas superiores, facilitando a entrada do vírus. Assim, a criança fica pré-disposta a pegar uma gripe ou um resfriado.
"Tome vitamina C"
A vitamina C não previne gripes e resfriados. O consumo de alimentos ricos nesse nutrientes parece ajudar a aliviar os sintomas, mas não há evidências científicas que confirme a atuação da vitamina no combate à gripe.
"Dê antibiótico"
Segundo o pediatra e homeopata Moises Chencinski, um dos maiores mitos que envolvem a gripe está no uso antibióticos para o tratamento da doença. Além de não auxiliarem na recuperação do paciente, eles acabam por prejudicar a flora intestinal, matando as bactérias boas do intestino.
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545