Do site do O Nortão
Entidades médicas pedem impostos sobre o consumo e limites de marketing para crianças Duas das principais entidades médicas americanas reivindicam impostos mais altos para os refrigerantes e a proibição de publicidade da bebida, na esperança de desencorajar as crianças a consumi-los.
por Márcia Wirth
03/07/2019
Em um comunicado conjunto, a Academia Americana de Pediatria e a Associação Americana de Cardiologia endossaram uma série de recomendações que, segundo as entidades médicas, poderão ajudar a reduzir as taxas de diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares, bem como a crescente epidemia de obesidade.
Segundo os autores do comunicado, “os profissionais de saúde vêm tentando e fracassando no intento de restringir a ingestão de refrigerantes, apenas por meio da educação e das escolhas individuais. Assim como as mudanças nas políticas públicas foram necessárias e eficazes na redução do consumo de tabaco e álcool, precisamos de mudanças nas políticas públicas que ajudem a reduzir o consumo de refrigerantes entre crianças e adolescentes”.
A taxa de obesidade infantil triplicou desde a década de 1970, afetando uma em cada cinco crianças nos EUA, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças. A obesidade infantil é hoje a principal preocupação de saúdeentre os pais, nos EUA, superando o abuso de drogas e o tabagismo. E após a infância, a obesidade continua a atormentar mais de um terço dos adultos norte-americanos. Os especialistas alertam que essa proporção só crescerá entre as gerações mais jovens, pois muitos fatores contribuem para isso: pouca atividade física e aumento no consumo de junk food e de refrigerantes.
“O consumo de muito açúcar tem sido associado a vários problemas de saúde como asma, cáries, aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL) e aumento do risco de pressão alta e doenças cardíacas”, explica o pediatra e homeopata, Moises Chencinski.
Nos EUA, as crianças consomem uma média de 30 litros de refrigerantes por ano, o equivalente a cerca de meia banheira cheia de açúcar. Embora o consumo de refrigerante tenha diminuído no país, crianças e adolescentes ainda somam às suas dietas cerca de 143 calorias por dia, provenientes dos refrigerantes.
A Associação Americana de Cardiologia recomenda que as crianças não consumam mais do que seis colheres de chá de açúcar ou 100 calorias por dia. “Para as crianças, a maior fonte de açúcar adicionado frequentemente não é o que comem, é o que bebem. Como pediatra, sei bem que os refrigerantes representem riscos reais e evitáveis à saúde das crianças, incluindo cárie dentária, diabetes, obesidade e doenças cardíacas”, diz o pediatra.
É por isso que, entre muitas recomendações, as duas entidades médicas americanas pedem que os legisladores aumentem o preço dos refrigerantes em nível local, estadual e federal, via cobrança de impostos.
Em março de 2015, Berkeley, na Califórnia, tornou-se a primeira cidade do país a impor um imposto de 1% sobre os refrigerantes. Um ano após a introdução do imposto, as vendas caíram 9,6%, enquanto as vendas nas áreas vizinhas aumentaram 6,9%, segundo um estudo de 2017. As vendas de água aumentaram 15,6%, após o aumento dos impostos e as vendas de outras bebidas não tributadas, como chás sem açúcar, leite e sucos de frutas também aumentaram.
Desde então, várias cidades dos EUA estão seguindo esse exemplo, incluindo São Francisco, Oakland e Albany, na Califórnia; Filadélfia, Pensilvânia; Boulder, Colorado; Condado de Cook, Illinois; Portland, Oregon; e Seattle, Washington. Segundos os autores do estudo, o aumento de impostos é uma ótima medida, pois ele realmente diminui o consumo de refrigerantes.
A indústria dos refrigerantes
A indústria de refrigerantes gastou bilhões de dólares fazendo campanha contra os impostos e tentando influenciar a pesquisa a ser mais favorável aos refrigerantes. “Apoiamos pais que querem menos açúcar nas dietas de seus filhos, produzindo mais bebidas com menos ou nenhum açúcar. Hoje, 50% de todas as bebidas vendidas contêm zero açúcar. Buscamos, ainda, reduzir as calorias em 20% até 2025″, diz o comunicado da Associação Americana de Bebidas.
Restrições e proibições
Mas as entidades médicas querem muito mais. No comunicado conjunto, elas também incluíram a exigência de que a quantidade de açúcar adicionada aos refrigerantes seja exibida nos rótulos nutricionais e cardápios dos restaurantes, e que o leite e a água sejam as opções padrão de bebidas nos cardápios infantis. Também estão pedindo regulamentações federais que reduzam a quantidade de publicidade de junk food na TV, on-line e em outdoors.
Vários estudos mostram que crianças negras e hispânicas veem uma parcela desproporcional de anúncios de refrigerantes em comparação com seus pares brancos. Enquanto isso, 26% dos jovens hispânicos e 22% dos jovens negros são obesos, em comparação com 14% dos jovens brancos.
Alguns profissionais de saúde reivindicam proibições generalizadas semelhantes à forma como os anúncios de cigarro foram banidos do rádio e da televisão, em 1971, enquanto outros propuseram legislação para acabar com a dedução fiscal federal do refrigerante para crianças.
A declaração conjunta vem na esteira de um estudo divulgado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, que descobriu que o consumo de refrigerantes e bebidas esportivas estava associado a um risco 30% maior de morte prematura entre adultos dos EUA.
“Beber água no lugar de refrigerante é uma escolha saudável que pode contribuir para a longevidade. O refrigerante dietpode ser usado para ajudar os consumidores frequentes de bebidas açucaradas e os diabéticos a reduzirem seu consumo, mas a água é a melhor e mais saudável escolha”, orienta Moises Chencinski.
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545