Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Pediatra ensina a fazer escudo facial que protege bebês do coronavírus

Do site Bebe Mamãe

Quando o assunto é proteger os bebês do coronavírus, muitos papais e mamães estão na dúvida sobre como agir, especialmente quando é necessário sair de casa com os pequenos. Já sabemos que a máscara não é orientada para as crianças menores de dois anos.

por Bruna Stuppiello

21/05/2020

A máscara não é orientada para menores de dois anos principalmente devido ao risco de sufocamento. “O grande problema para crianças abaixo de dois anos de idade é sufocamento, ela não consegue ficar porque causa dificuldades para a respiração e também porque pode enforcar e ter algum outro problema”, explica o pediatra Dr. Moises Chencinski, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (2016 / 2019).

Como a máscara não é orientada, alguns papais e mamães começaram a procurar alternativas para proteger seus pequenos. Foi o caso do publicitário Gustavo Yokomizo, pai do pequeno Gabriel de oito meses.

Ele tentou criar uma espécie de touca de tecido e com a frente de acetato, mas não deu muito certo. “Ficou mais pra brincar, porque quando a gente quis usar mesmo, ele não aceitou muito no rosto, eu costurei a placa na touca e não ficou muito funcional porque quando sai na rua precisa ser lavado”, explicou Gustavo.

Ao final, quando precisou sair com seu filho, Gustavo usou um outro método. “O que a gente tem feito, eu tenho uma placa de acetato, eu segurei a placa na frente dele quando precisamos falar com alguém e não incomoda ele”, explicou o pai. Mas este método não é a melhor opção.

Existe um outro método muito mais seguro e eficaz na proteção dos bebês contra o coronavírus: os escudos faciais ou Face Shields. “Eles surgiram lá na Tailândia, os Face Shields pra bebê, no Japão estão usando também e no Brasil em algumas maternidades. Benefícios: usar somente nesses casos de vacina, consultas, que realmente tiver que sair. Já que o bebê não pode usar máscaras, o Face Shield está liberado”, explica a pediatra Patrícia Terrivel.

É importante seguir alguns cuidados ao usar os escudos faciais nos pequenos. “Eles só podem ser usados quando os pais precisarem sair com os bebês e sempre com a supervisão do adulto. Tem que tomar cuidado para não deixar o bebê sozinho com o escudo facial porque ainda há o risco sufocar, às vezes a criança fica presa, então tome bastante cuidado”, disse a Dra. Patrícia.

A higiene do escudo facial também exige cuidados. Caso ele tenha alguma sujeira visível após o uso, deve ser lavado primeiro com água e sabão/ detergente. Depois, ele pode ser higienizado com o Surfa Safe ou álcool 70% borrifado em um pano multiuso. E então o escudo facial deve ser guardado em um saco plástico.

A Dra. Patrícia ensinou um passo a passo para fazer o escudo facial para os bebês com idades entre seis meses e dois anos. Você pode conferir este passo a passo da Dra. Patrícia logo abaixo desta matéria. Ela também criou um projeto que está confeccionando Face Shields para adultos profissionais da saúde.

O projeto Corrente de Amor pelo SUS já produziu mais de 110.000 escudos e 50.000 máscaras de Tnt e ela está realizando uma Vakinha online para continuar produzindo. Clique aqui se quiser/puder ajudar.

A Dra. Patrícia ainda ressalta que as saídas de casa com os bebês só devem ocorrer em casos EXTREMAMENTE NECESSÁRIOS. “Primeira coisa é evitar ao máximo sair com bebês de casa, sair só quando for tomar vacinas, mesmo assim vê qual é o esquema do posto de saúde, se dá pra fazer drive-thru, se dá pra vacinar em casa. Ou para sair pra ir pro pediatra, em uma emergência só, o ideal é manter os bebês em casa”, ressalta a pediatra.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545