Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Primeiro mamaço virtual reúne mães e especialistas: veja como foi

Do site da Revista Crescer

Evento realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Crescer nesta sexta (7) celebrou a Semana Mundial do Aleitamento Materno

Por Juliana Malacarne

08/08/2020

Nem a pandemia foi capaz de impedir que especialistas e centenas de mães se reunissem digitalmente na tarde desta sexta (7) para celebrar a amamentação no último dia da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que começou em 1º de agosto. No primeiro mamaço virtual realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Crescer a importância desse ato de amor e nutrição e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres nessa jornada foram tema de um bate-papo de quase duas horas.

Durante o evento, transmitido ao vivo para milhares de pessoas nas redes sociais, o trio de pediatras convidados -  Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, Moises Chencinski, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, e Luciano Borges Santiago, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP - respondeu dúvidas do público, que foram desde dicas para aumentar a produção de leite até mitos sobre a amamentação.

O pediatra Renato Kfouri explica que o mamaço virtual foi uma das maneiras de não deixar a Semana Mundial do Aleitamento Materno passar em branco. “O objetivo é promover o direito da mulher de amamentar e o da a criança de receber o melhor alimento possível para seu desenvolvimento no começo da vida. Nenhum alimento é tão completo e específico para o filho como o leite da sua mãe”, afirmou Kfouri.

Já o pediatra Moises Chencinski, ressaltou a importância da realização do evento especialmente no momento de combate ao Covid-19. “Estamos vivendo uma situação única e não poderíamos deixar de aproveitar a possibilidade que a tecnologia nos proporciona de nos reunir com segurança”, disse Chencinski. “Mostramos assim que o aleitamento materno transcende a pandemia. Vale lembrar que a recomendação da Organização Mundial de Saúde é que mesmo mães diagnosticadas com coronavírus continuem amamentando tomando cuidados como uso de máscaras e lavagem frequente das mãos. Esse alimento é precioso demais para o bebê!”.

Enquanto os pediatras compartilhavam as informações dos estudos mais recentes sobre o aleitamento, imagens de 160 mães dos quatro cantos do país amamentando seus bebês apareciam na outra metade da tela. Elas se inscreveram previamente no site da Crescer para confirmar a participação no evento.

Trazendo a perspectiva do olhar materno sobre o assunto, a atriz Giselle Itié, compartilhou sua experiência com o filho Pedro, de 5 meses. “O mamaço é um movimento extremamente importante para nós mães, bebês e consecutivamente para a sociedade”, disse Giselle. “Existem pressões contra a amamentação, que nos empurram para sucumbirmos às fórmulas (quando não é realmente necessário) ou olhares preconceituosos em espaços públicos só porque estamos alimentando nossos filhos. Foi um momento de nos unirmos e compreendermos o quanto é importante nutrir nossas crias”.

Para a mãe de primeira viagem Caroline Matzenbacher, 38 anos, que apareceu amamentando a pequena Isadora, 1 mês, durante a transmissão, a possibilidade de compartilhar experiências, ainda que virtualmente, foi o que tornou o encontro ainda mais especial. “Adorei as informações dos pediatras porque elas fazem você se sentir mais capaz e acolhida, mas a rede de apoio que se forma por causa de um evento como esse é simplesmente fantástica”, disse Caroline. “Você percebe que não está sozinha, não é a única lidando com o desafio da amamentação no isolamento social e esse suporte te dá muita força para seguir em frente”.

Apresentando o evento e mediando o bate-papo, Ana Paula Pontes, editora-chefe da CRESCER e Renata Menezes, editora da CRESCER, facilitaram o diálogo entre o público e os convidados. De acordo com Ana Paula, o empoderamento das mães que amamentam é algo que não pode sair de pauta. “Sim, são as mulheres que oferecem o peito, mas, para isso, precisam ter familiares, amigos e parceiros que as apoiem. Por isso é tão importante combater os tabus que ainda existem sobre a amamentação. Um evento como esse busca conscientizar toda a sociedade sobre a importância e naturalidade deste ato de amor”, afirma a editora-chefe. No total, mais de 3,6 mil pessoas assitiram ao evento ao vivo e foram recebidos mais de 200 comentários.

 

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545