Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Lancheiras que voltam cheias: seu filho tem tempo suficiente para comer na escola?

Do site da Revista Crescer

Entenda a importância de uma pausa tranquila para garantir a nutrição adequada das crianças no ambiente escolar

CRESCER

12/02/2021

O desabafo de uma mãe em um grupo no Facebook chamou a atenção de outros pais que também recebem as lancheiras de seus filhos cheias no retorno da escola. Segundo relato, divulgado pelo Daily Mail, a menina de 5 anos tinha apenas 5 minutos de lanche supervisionado, tempo insuficiente para fazer a sua refeiçao.

Nos comentários, outros pais relataram pausas de 5 ou 10 minutos para os lanches dos filhos, ou disseram não saber qual o período disponível para as refeições das crianças, mas o retorno das lancheiras cheias foi quase unânime.

Minha filha também não come quase nada durante o dia, porque diz que não teria tanto tempo para brincar se parasse para comer”, escreveu uma mãe. “O meu filho tem dez minutos, o que também não acho que seja o suficiente. Ele pode continuar comendo depois que o sinal toca, mas diz que vê todas as outras crianças brincando e não quer ficar sentado lá enquanto elas se divertem”, desabafou outra. “A maioria das crianças, especialmente no jardim de infância, escolhe sair e brincar conforme a emoção do playground os chama”, uma mãe completou. "Minha filha acabou de me dizer que não tem tempo para comer."

Ouvido pela CRESCER, o pediatra Moises Chencinski explica que não há um tempo específico recomendado para o lanche das crianças, mas é preciso que haja uma pausa sem pressa. "A recomendação é o tempo suficiente para uma refeição calma, tranquila. Assim como no almoço e no jantar. A criança precisa conhecer o alimento, ter tempo de sentir e usar os sentidos para a refeição. Sim, crianças preferem brincar a comer, mas é importante que cada refeição cumpra seu tempo", diz o especialista.

A importância do lanche na escola

Segundo o Manual de Orientação - Lanche Saudável da Sociedade Brasileira de Pediatria, “para as faixas etárias definidas como pré-escolares (crianças de 2 a 5 anos) e escolares (6 a 10 ano), preconiza-se a realização de cinco a seis refeições ao dia. Destas, três são consideradas refeições plenas (pelo volume de nutrientes ingeridos) e duas refeições menores (denominadas lanches), podendo ocorrer uma pequena e última refeição denominada ceia”.

Já segundo o Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos (2019), “o lanche é uma pequena refeição composta por alimentos in natura ou minimamente processados realizada entre o café da manhã e o almoço ou entre o almoço e o jantar”.

O Manual orienta que toda lancheira deve conter um líquido (como suco, chá ou água, preferencialmente sem açúcar), uma fruta (de consumo prático, sem casca ou cuja casca seja facilmente retirada), um carboidrato (como pão de forma ou bolos caseiros) e uma proteína (proteínas lácteas como queijos ou iogurte, tomando cuidado para manter o alimento em temperatura adequada).

A Sociedade Brasileira de Pediatria adverte que a nutrição inadequada pode ser determinante para o surgimento de doenças crônicas, e por isso é importante manter uma alimentação saudável desde a infância. É importante manter a variedade de alimentos, incluindo, por exemplo, frutas, verduras e legumes. Procure evitar que a criança consuma refrigerantes, doces e outras guloseimas em excesso.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545