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Cristiano Ronaldo sem conflito de interesses. E o aleitamento materno com isso?

Do site Papo de Mãe - UOL

O pediatra Moises Chencinski elogia a atitude do jogador Cristiano Ronaldo contra a Coca-Cola e pede mais gestos como o do craque para proteger a amamentação

Dr. Moises Chencinski - colunista

16/06/2021

Logo após o jogo entre Portugal (3) e Hungria (0) pela Eurocopa, o protagonista da partida, Cristiano Ronaldo, foi para a entrevista coletiva. Com 2 gols no jogo (aos 87 e aos 92 minutos) ele quebrou mais um recorde em sua carreira, ultrapassando Michel Platini e tornando-se o maior artilheiro do torneio com 11 gols marcados.

Cheio de moral, como sempre, ele protagonizou não só o jogo, mas também, um dos atos mais simbólicos dos últimos tempos. Ao se sentar para a entrevista, ele retirou de sua frente 2 garrafas de Coca Cola, pegou uma garrafa de água e disse: ÁGUA, viralizado em vários vídeos.

Cristiano Ronaldo, aos 36 anos, é conhecido como um exemplo de atleta (pelo menos aos olhos do mundo), que se cuida e que sempre quer a vitória, jogando em alto nível na Juventus (Itália) e pela seleção de Portugal.

A não ser que (e acho pouco provável):

1) Ele tenha contrato com outras empresas e isso tenha sido uma jogada comercial ou,
2) Ele tenha alguma revolta com o patrocínio específico da Coca Cola, ou
3) Ele esteja incomodado com a realização da Eurocopa e isso seja uma forma de demonstrar,

essa foi uma atitude de peso, de ética, de alguém que, de verdade, se preocupa com sua saúde e tem consciência do seu papel social, sem CONFLITO DE INTERESSES. Seu ato e sua única palavra calaram fundo na alma de milhões de pessoas e trouxeram uma grande repercussão mundial, inclusive do ponto de vista econômico.

Segundo noticiado, o mercado abriu com as ações da Coca-Cola custando cerca de US$ 56,10 (cerca de R$ 285). Meia hora depois, as ações apresentaram uma desvalorização de 1,6%, alcançando um valor mínimo de US$ 55,22 (cerca de R$ 280). O jornal "Marca", da Espanha, afirma que a queda aconteceu 30 minutos depois do fim da entrevista coletiva de Cristiano Ronaldo (uma perda no valor total de mercado de US$ 4 bilhões, caindo de US$ 242 bilhões para US$ 238 bilhões).

Só que era Cristiano Ronaldo.
Nós não somos “Cristianos Ronaldos”, mas com consciência, ética, coragem, juntos podemos fazer diferença na saúde de todos.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2021 tem como tema: PROTEGER A AMAMENTAÇÃO: UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS.

É fundamental a ação em nível nacional, nos sistemas de saúde, no trabalho remunerado e informal e em nível comunitário. A WABA (Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação), todos os anos, estabelece o tema a ser abordado mundialmente e faz uma recomendação de ações, após uma análise da situação do aleitamento materno no mundo. É necessário proteger a amamentação.

Isso é claro e cristalino como a ÁGUA para o bem da saúde do mundo.
Como LEITE MATERNO, SEM CONFLITO DE INTERESSES pelo marketing das indústrias.

Esse ano, tive a responsabilidade e a honra de traduzir para o português*, mais uma vez, o conjunto de ações propostas pela WABA e sugiro fortemente a leitura de todos, mas, especialmente, de quem trabalha pelo aleitamento materno, das empresas e dos órgãos governamentais.

Sem essas ações, o marketing dos substitutos do leite materno influencia, de forma marcante, as taxas de amamentação no mundo, que até o momento não atingem a marca de 50% das crianças em aleitamento materno exclusivo até o 6º mês, como é a proposta da Organização Mundial de Saúde para 2.025. Menos da metade das crianças têm a oportunidade de receberem o leite materno exclusivo até os seus 6 meses de vida.

Que fique claro.
Sim. Há crianças que necessitam de substitutos de leite materno com preparação adequada e água limpa.
Sim. É direito das mães optarem por amamentar ou não, sempre informadas adequadamente pelos profissionais éticos e atualizados e não pela indústria ou seu marketing.
Não. A questão não é a indústria ou os funcionários que nela trabalham.

A questão é o marketing abusivo. A questão é o CONFLITO DE INTERESSES, em que o foco e a preocupação principais são o lucro financeiro e não a saúde de ninguém. 

TERRA, PLANETA ÁGUA.
Precisamos de mais CR7s (Cristiano Ronaldo o camisa 7 - como ele é conhecido) para nos encantar com seu futebol, com seus golos (gol em português de Portugal), mas essencialmente com seus princípios.

PROTEGER A AMAMENTAÇÃO: UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS.
Precisamos de todos para que, em tempos de pandemia, possamos dar mais um passo fundamental e ético rumo à saúde das crianças e do planeta, de forma simples. 

Plano de ação (veja mais nesse link).

INFORMAR as pessoas sobre a importância de proteger o aleitamento materno. 
ENFOCAR o apoio ao aleitamento materno como uma responsabilidade vital para a saúde pública.
ENVOLVER-SE com indivíduos e organizações para buscar maior impacto. 
ARTICULAR as ações sobre a proteção do aleitamento materno para melhorar a saúde pública.

*A tradução do folder de ação teve a revisão de Marina Ferreira Rea - Member of IBFAN Global Council (G5), a colaboração de Miriam Oliveira dos Santos - pediatra Coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e BLH/SESDF e a diagramação de Danielle de Oliveira Freire.

P.S.: A água que o Cristiano Ronaldo tomou também era da Coca-Cola. Assim, a questão não era em relação à empresa e sim ao refrigerante não saudável.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545