Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Experiências do pediatra em aleitamento materno marcam live de encerramento do Agosto Dourado

Do site da Sociedade Brasileira de Pediatria

O aleitamento é um pilar de extrema importância na pediatria e nessas duas últimas gestões não temos medido esforços para realizar ações de incentivo à prática.

por SBP

01/09/2021

Fizemos dois cursos de longa duração por meio da plataforma de Educação à Distância (EAD), várias lives e, a cada ano, nossa campanha do Agosto Dourado fica ainda mais exitosa”. A declaração é da presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, na abertura da live especial de encerramento do Agosto Dourado, que teve como foco a conduta do pediatra na promoção da amamentação. A transmissão foi realizada nesta última segunda-feira (30), exclusivamente para associados.

CONFIRA AQUI A LIVE

Segundo a dirigente, todos os esforços estão sendo empregados pela gestão para que a amamentação continue sendo um dos alicerces da especialidade.
“Os materiais que disponibilizamos na iniciativa deste ano – quatro podcasts para a revista pediátrica; e-book com os 10 passos para o pediatra fazer a diferença no aleitamento materno –, além das lives e o 2o Mamaço Virtual, têm sido presentes não só para os pediatras brasileiros, mas para as mães, pais e sociedade como um todo”, disse.

BANCOS DE LEITE Um dos temas abordados no encontro foi a situação da rede de bancos de leite humano no Brasil, uma das maiores do mundo. Atualmente, o País conta com 222 bancos de leite e 217 postos de coleta distribuídos em todos os estados brasileiros.

Em sua fala, a dra. Vilneide Braga, membro do DC de Aleitamento Materno da SBP e coordenadora do banco de leite do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP),  destacou a importância desses bancos para os bebês, sobretudo para os que estão internados em unidades neonatais. “Em torno de 340 mulheres por ano utilizam esse serviço do banco de leite do IMIP e em média são 700 litros de leite são coletados por ano”, disse.

No banco de leite do Instituto há um serviço de pasteurização para as mulheres que estão se programando para voltar ao trabalho. “Criamos esse serviço há 34 anos para prestar orientações para coleta e estocagem domiciliar, além de transporte desse leite para o banco de leite de maneira segura, inclusive com a orientação pós-pasteurização”, explica.

PARCERIA – O leite humano é também responsável por proteger contra uma série de doenças e alergias, auxilia no desenvolvimento saudável da criança, além de ser rico em proteínas, anticorpos e vitaminas. “A amamentação é um momento único nas vidas das mulheres, e nós, pediatras, que participamos desse momento, precisamos saber como apoiá-las”, frisa dra. Miriam Santos, coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno do Distrito Federal e membro do Banco de Leite Humano da Fiocruz. 

As iniciativas de proteção ao aleitamento materno no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram compartilhadas dra. Katia Brandt, vice-coordenadora da residência em Gastroenterologia Pediátrica na unidade e atual presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe). Entre as ações realizadas, estão o contínuo debate com os residentes do serviço a respeito do relacionamento com a indústria, incluindo a discussão sobre o uso das fórmulas infantis.

Os benefícios do leite materno e da amamentação não são apenas voltados para o lactente, mas para a mulher, família e meio ambiente, destacou o dr. Marcus Renato, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele reforçou o papel da amamentação e do pediatra nesse processo.

“A amamentação é algo complexo, interdisciplinar e exige nosso conhecimento e trabalho em equipe. Nós não só devemos nos capacitar no manejo clínico, mas também no manejo ampliado, reconhecer e promover as políticas públicas de promoção, proteção e apoio à amamentação”, pontua.

A live também contou com a participação de médicas neonatologistas, residentes de pediatria e de mães que estão amamentando. Por meio de vídeos, elas contaram experiências exitosas em aleitamento materno, seja por meio de estudos envolvendo o tema, atendimento em ambulatórios, ou da prática direta da amamentação. O encontro foi mediado pelos drs. Luciano Santiago e Moises Chencinski, presidente e membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP, respectivamente. 

 

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545