Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

A mordida é mais um perrengue da amamentação

Do site da Crescer

Por que morder? Por que comigo? Calma, que tem solução! Primeiro, entenda os motivos que podem levar o bebê a morder durante as mamadas e, depois, confira as dicas para contornar a situação

por Dr. Moises Chencinski - colunista

07/12/2021

Silêncio no quarto. Madrugada. Aleitamento materno exclusivo. Alma pura. Olho-no-olho. Bebê sorri, mas não larga o seio. De repente, não mais que de repente...
Aiaiaiaiaiai.
Mordida no seio.
E dor...
Você grita, olha pro seu bebê.
Ele não largou o seio e... peraí... ele tá mesmo rindo???

Por que morder? Por que comigo?

Senta que a lista é maior do que parece.

- Se não for olho-no-olho (presença) durante a mamada, o lactente pode querer chamar a atenção da mãe. E se o celular estiver presente, com luz... Ponto pro bebê. Morde.

- O parto transforma um feto (no útero) em um recém-nascido (mundão) que tem que aprender, do nada, a respirar, se alimentar, evacuar, urinar, ter frio, calor, cólicas, solidão... Tenso. O que fazemos quando estamos tensos? Apertamos os dentes (bruxismo). E o bebê? Morde... (com seu seio naquela boca tão miudinha... afe!).

- “Seio” cheio. Quando a mama está muito cheia torna a pega na aréola difícil. Bebê "abocanha" o mamilo, e... morde. Bebê tem fome. Pega adequada. E a posição... hummm... Seio pode pesar no rostinho do bebê, cobrir nariz, boca... Para se "defender"... morde.

- Confusão de bicos existe. O uso de mamadeira e/ou chupeta posiciona mal a língua e a pega vai pra ponta. Para o bebê... Ponta = Mamilo. Quando volta ao seio, confunde aréola e mamilo e... morde.

- E os dentes? Alguns estudos mostram sintomas relacionados a essa fase. Mas é muito comum o relato de gengiva inchada, salivação, irritabilidade, sono ruim. Isso passa... mas, o bebê pode morder tudo o que encontrar pela frente, inclusive o seio. Não é pessoal.

- Otites, resfriados, dificuldade para mamar podem incomodar. Dificuldade para mamar, para respirar... e... já sabe... mordem.

- O morder pode significar um bebê “pensando” em desmamar. Você oferece e ele morde. Você insiste e ele morde outra vez (já aconteceu com você?). Esse pode ser um dos sinais de desmame próximo.

Calma (se conseguir). Essa fase, mesmo que demore, passa! Dicas?

- Atenção total ao bebê durante a mamada. Olhe para ele! Converse com ele. Deixe o celular de lado nessa hora! Luz, som de TikTok... não.

- A pega (aquela da boca de peixinho) e a posição (confortável para vocês) são importantes. Cuidado para não “sufocar o bebê” com o seio.

- Não, é não. O bebê mamou. Dormiu no seu colo. Se ele acordar para mamar novamente, ofereça. Mas não "force". Se ele não está com fome, pode morder. Simples assim.

- Se der pra pensar nessa hora, tente não puxar de repente os dentes dele de seu mamilo (susto). Ele pode não concordar.

- Seu bebê morde e morde e... pare a mamada e converse. Tente retomar a seguir, se ele ainda aceitar. Pode oferecer outra coisa para ele morder (pano úmido frio ou um brinquedo / mordedor gelado) para aliviar o desconforto. Medicação? Só com o pediatra.

- Se a mama estiver muito cheia, tire um pouco do leite (guardar por 24 horas na geladeira ou 15 dias no freezer para ele, se necessário, ou para doar para algum banco de leite). Isso facilita a pega na aréola.

- Contato pele a pele (o bebê sem roupinhas em contato direto com o seu seio e seu corpo) pode ajudar.

Já tentou tudo isso sem sucesso? Converse com seu pediatra para avaliação ou encaminhamento.

Tem o que não fazer?

Não existe indicação ou necessidade de desmamar quando surgem os dentes ou quando o bebê começa a morder o peito. Dá pra reverter.

Evite forçar o bebê a mamar. Se o bebê está choroso ou irritado, tente acalmá-lo, deixe dormir ou descansar um pouco, antes de reiniciar a mamada.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545