Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

“Meu leite ficou verde depois que tive covid-19”, diz mãe

Do site da Crescer

Ashmiry, de Nova Jersey, mãe de duas meninas, estava amamentando quando foi infectada pela doença, assim como sua bebê. Ao tirar o leite, ela percebeu a tonalidade diferente

por Crescer Online

03/02/2022

Nos últimos anos, os cientistas descobriram muito sobre os efeitos da covid-19 no corpo humano, mas ainda há muito o que aprender sobre o vírus que derrubou o mundo. Uma mãe desconfia que o fato de ela e sua bebê terem sido infectadas causou alteração até na tonalidade do leite materno. Ashmiry, de Nova Jersey, nos Estados Unidos, postou em seu perfil do Instagram uma foto em que compara o leite que tirou do peito antes de ela e a filha ficarem doentes com o que tirou depois.

O primeiro saquinho tem uma tonalidade branca e o segundo é um pouco esverdeado. Para ela, isso mostra a presença dos anticorpos que seu corpo fabricou para tentar combater o vírus na bebê. “Eu queria muito compartilhar essa foto do meu leite materno! Na verdade, ele me mostra que algo está acontecendo com o meu corpo e com minhas bebês. Que incrível é o leite materno, é mágico e eu me sinto muito grata de poder produzi-lo, principalmente agora! A mudança de cor indica que meu corpo está produzindo exatamente o que a Rubi precisa! Anticorpos e mais gordura”, escreveu. Isso aconteceu no ano passado, mas Ashmiry repostou a foto agora, trazendo o assunto à tona novamente e contando um outro detalhe: ela também bebeu o próprio leite materno, para tentar se fortalecer e combater a doença. “Eu estava cansada de ficar doente, então, pensei: vou tomar um pouco”, disse. Mas será que funciona mesmo?

Que o leite materno é mágico, incrível e carregado de anticorpos não há dúvida. De acordo com o pediatra Moises Chencinski, colunista da CRESCER e membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), há estudos que indicam que o leite pode, sim, mudar de composição de acordo com informações que o corpo da mãe recebe do corpo do bebê, mostrando quais são as necessidades naquele momento. Isso pode ser transmitido pela respiração do bebê ou pela saliva, em contato com a aréola, por exemplo. No entanto, é preciso ter cuidado ao afirmar que o leite muda de cor por conta da covid-19. “Não há essa relação de causa e efeito. O leite realmente pode ter uma cor diferente, mas isso não ocorre por conta da presença de anticorpos”, explica.

A mudança da tonalidade do leite, de acordo com ele, pode acontecer por vários outros motivos. Dependendo do que a mãe come, por exemplo, o líquido pode obter uma coloração diferente. O leite do início da mamada também tem uma cor diferente do leite que sai no final da mamada. “Infecções na mãe ou no seio também podem afetar a aparência do leite”, explica o médico. Tomar o leite materno, para o adulto, também não é uma recomendação. O sistema imunológico já é provido de formas diferentes de defesa, segundo o especialista.

Embora o leite não mude de cor por causa dos anticorpos, ele é, sim, carregado deles e não há dúvidas de que seja o melhor alimento para o bebê - esteja ele infectado pela covid-19 ou não. Mães com covid-19 podem - e devem! - amamentar, tomando todos os cuidados necessários, com relação à higiene e uso de máscara.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545