Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

As três "leis" da amamentação

Do site da Crescer

Há missões que são únicas e específicas. Gestar, parir e amamentar são ações da mulher, da mãe. Não são negociáveis. No mais, tudo pode ser vivenciado junto, ser compartilhado, ser trocado", ressalta o pediatra

por Dr. Moises Chencinski - colunista

02/03/2022

Acompanha esse projeto de lei.

Stanislaw Lem nasceu em 1921, na Polônia. Estudou medicina e se tornou escritor em tempo integral de romances, contos, poemas e ensaios. Suas obras, a maioria de ficção científica, foram traduzidas para mais de 40 idiomas.

Seguem as três leis atribuídas a Lem (que poderiam ser usadas, por exemplo, quando se aborda palpites sobre aleitamento materno):

1) Ninguém lê nada.
2) Se leem, não entendem nada.
3) Se leem e entendem, esquecem imediatamente.

Isaac Newton foi um matemático, físico, astrônomo, teólogo, reconhecido como um dos cientistas mais influentes de todos os tempos e como uma figura-chave na Revolução Científica. Lembra da história (atualmente, não tão confirmada) da maçã que caiu da árvore e inspirou a Lei da Gravidade? Lembra quem estava sentado embaixo da árvore? Hein?

Abaixo, as três leis de Newton (nossa, como é amamentação na raiz):

1) Lei da Inércia: caso nenhuma força influencie, o corpo que está em repouso fica em repouso e o corpo que está em movimento permanece em movimento.

2) Princípio Fundamental da Dinâmica: um corpo só entra em movimento, ou varia sua velocidade durante um movimento, caso haja uma força exercida sobre ele.

3) Princípio da Ação e Reação: cada ação gera uma reação de mesma intensidade, com sentido oposto.


Quais seriam, para você, as três leis da amamentação?

Elaborei essas. Use se quiser ou me mande sugestões de outras.

1) A lei do ME DEIXA EM PAZ
Essa é uma lei básica e abrangente e por isso é a primeira delas, embasada em uma mãe orientada e informada.

- Se uma mãe quiser ou não amamentar, é direito dela.
- Se uma mãe desmamar aos 2 meses ou aos 5 anos, é opção dela.
- Se uma mãe quiser amamentar em público ou se preferir ficar em seu canto, coberta, dentro de casa, para amamentar, é questão dela.
- Se uma mãe continuar amamentando durante a gestação (LACTOGESTAÇÃO) e decidir manter o aleitamento materno das 2 crias (a mais velha e o recém-nascido) após o parto (TANDEM), é prerrogativa dela.
- Se uma mãe definir a cama compartilhada como a mais adequada para ela, sua cria e sua família, é escolha dela.

Apoie. Oriente. Proteja. Escute. Compartilhe. Seja da rede de apoio.

2) A lei do EU NÃO AGUENTO MAIS (junto com a primeira lei, isso dá música)
Apesar de parecer muito com a primeira, ela se diferencia nas ações que geram as reações.

Não. Uma chupeta não vai ajudar meu bebê a dormir.
Não. Leite na mamadeira não é necessário para que a mãe durma e descanse.
Não. Fórmulas ou outro leite não trarão aumento de peso ou mais saciedade ou mais saúde ao bebê que é amamentado adequadamente.
Não. Água é desnecessária nos primeiros 6 meses para o bebê em aleitamento materno exclusivo (AME), em qualquer clima, em qualquer lugar.
Não. Dar comida ao bebê em AME antes dos 6 meses não vai acostumá-lo e facilitar para mais tarde quando a mãe voltar ao trabalho.

3) A lei da QUER QUE EU DESENHE?
Aqui estão alguns alertas que podem gerar ações da rede de apoio, para favorecer a amamentação e manter a saúde física, mental e emocional da mãe, sem que ela precise pedir.

- Enquanto a mãe amamenta, traga líquidos e frutas para ela. E já que estará na cozinha, lave a louça e ajude a preparar alguma comida.
- Enquanto a mãe dorme, olhe pelo bebê, evitando barulhos, atendendo telefones e arrumando algo a mais na casa (lavar, passar, estender a roupa).
- Enquanto a mãe toma banho, brinque com a criança, marque consultas com o pediatra ou alguma outra de rotina necessária, ou as vacinas ou os exames de laboratório que foram pedidos.
- Enquanto a mãe se cuida, saia para passear com a criança e o cachorro, no parque e divirta-se também.
- Enquanto a mãe respira e vive, compartilhe com ela sua vida e sua respiração.

Todos são importantes e todos têm suas participações nesse mundo e nessa vida. Nada impede troca ou compartilhamento de papéis, quando possível. Há missões que são únicas e específicas. GESTARPAIR AMAMENTAR são ações da mulher, da mãe. Não são negociáveis.

No mais, tudo pode ser vivenciado junto, ser compartilhado, ser trocado. Basta combinar. Afinal, o combinado não sai caro, né?

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545