Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Mulheres que amamentam por 12 meses têm menos chances de desenvolver doenças cardíacas, aponta estudo

Do site da Crescer

Os pesquisadores analisaram os registros de saúde de quase 1,2 milhão de mães por uma década para chegar a essa conclusão. Saiba mais sobre os benefícios da amamentação para a saúde do coração

por Giovanna Forcioni

06/04/2022

Mais um ponto para a amamentação! Uma revisão de estudos publicada na revista científica Journal of the American Heart Association (JAHA) mostrou que mulheres que amamentam seus filhos por 12 meses ou mais têm menos chances de sofrer derrames e desenvolver doenças cardiovasculares a longo prazo do que aquelas que não passaram por essa experiência. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram os registros de saúde de quase 1,2 milhão de mulheres por uma década.

"Mesmo que os benefícios do aleitamento para os bebês já sejam bem conhecidos, as mães devem pensar na amamentação como uma forma de melhorar a própria saúde também. Além de fornecer a nutrição ideal para o filho, agora temos ainda mais evidências de que ela é capaz de reduzir o risco pessoal de doenças cardíacas”, disse Shelley Miyamoto, uma das autoras do estudo e presidente do conselho do JAHA para doenças cardíacas congênitas e saúde do coração.

O pediatra Moises Chencinski, membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e colunista da CRESCER, também destacou em uma de suas colunas a importância da amamentação para a proteção contra doenças cardíacas. "Por incrível que pareça (ou não), ainda aparecem, com frequência, 'novidades' a respeito dos benefícios do aleitamento materno", ressaltou.

O médico apontou, porém, que nem todas as mulheres têm a oportunidade de amamentar os filhos. "Se fosse fácil, já teríamos atingido metas mais pretensiosas de aleitamento materno no Brasil e no mundo. Afinal, que mulher não deseja ter saúde e que mãe não deseja o melhor para sua cria?", questionou.

O especialista também destacou que a decisão de iniciar a amamentação é afetada por diversos fatores, mas várias intervenções demonstraram ter um efeito positivo no início e na continuação do aleitamento materno, como apoio pré-natal e pós-natal às famílias e um ambiente de trabalho favorável à amamentação. Por isso, Chencinski reforçou a necessidade de mudanças e investimentos nessas áreas.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545