Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Rafa Brites compartilha foto cobrindo seios com repolho e explica: "alivia dor da mastite"

Do site da Crescer

Bem-humorada, influenciadora falou sobre os benefícios da folhas do vegetal para mães que amamentam

por CRESCER ONLINE - Redação

22/06/2022

A influenciadora Rafa Brites, mãe de Rocco 5 anos e Leon, 3 meses, compartilhou um clique divertido em que aparece cobrindo os seios com folhas de repolho nas redes sociais nesta terça-feira (21). Na legenda, Rafa brincou: "Tem a mulher melão, Melancia, Samambaia. Com vocês a mulher REPOLHO!".

Logo em seguida, a influenciadora, que está amamentando o caçula, explicou o motivo da foto. "Muito além de servir como alimento, alguns componentes presentes no repolho como os bioflavonoides, indóis e genisteína possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a diminuir o inchaço dos seios cheios de leite empedrado e aliviando a dor da mastite quando usado como compressa fria", escreveu.

Nos comentários, algumas seguidoras afirmaram que o repolho realmente traz alívio. "Nossa fiz muito isto com minha segunda filha. Confesso que fiquei assustada quando a pediatra me ensinou! Mas foi ÓTIMO!", escreveu uma delas.

Mas afinal, é cientificamente comprovado que o repolho alivia o desconforto nos seios ?

Segundo Moises Chencinski, pediatra e membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e colunista da CRESCER, existem alguns estudos que mostram que o vegetal pode, sim, ter uma ação fitoterápica, no entanto seriam necessários mais dados para avaliar esse tipo de intervenção.

O médico citou um estudo de 2015 que avaliou os impactos da folha de repolho como tratamento para o ingurgitamento mamário em 60 participantes. Durante as pesquisas, os especialistas concluíram que, de fato, o vegetal poderia reduzir significativamente a dor nas mamas em comparação com o grupo sem tratamento. "A dor mamária geralmente aumenta no terceiro dia pós-parto devido ao desenvolvimento da glândula mamária e edema mamário e é reduzida com a liberação do leite", esclarecem os especialistas na publicação.

"Os resultados deste estudo corresponderam aos de um estudo anterior, que mostrou uma diminuição da dor mamária pós-parto após a aplicação de compressas quentes/frias e compressa de repolho três vezes ao dia durante dois dias", explicaram os pesquisadores. Além disso, a ação com o vegetal também aliviou a rigidez das mamas. "Com base nos resultados deste estudo, os tratamentos experimentais amoleceram a mama e reduziram o nível de ingurgitamento", comentaram.

No entanto, apesar dos resultados promissores, os próprios cientistas alertaram que o estudo tem algumas limitações, como número limitado de participantes e falta de um grupo controle. Dessa forma, a compressa com repolho pode até ser recomendada, porém, mais estudos rigorosos são necessários. "Sempre é fundamental a avaliação do quadro por um profissional habilitado e capacitado da área. A avaliação pediátrica da situação sempre é muito importante", ressaltou Chencinski. "Para algumas mães, o resultado pode ser interessante, mas não é uma regra e pode, às vezes, agravar em situações que necessitariam uma avaliação. Ou seja, a qualquer sinal de dor, inflamação, febre ou infecção, um médico deve ser consultado", aconselhou o pediatra.

 

 

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545