Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

SMAM 2022 enfatiza importância da educação e da rede de apoio para fortalecer o aleitamento materno

Do site da SBP

20/06/2022

“O aleitamento materno é recomendação pétrea da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)”. A assertiva é do presidente da entidade, dr. Clóvis Francisco Constantino, que anunciou a celebração da 31ª Semana Mundial de Aleitamento Materno em 2022. A iniciativa da Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, sigla em inglês), que ocorre entre 1º e 7 de agosto, terá como lema desta edição “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”. 

Segundo o dr. Yechiel Moises Chencinski, membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a pandemia de covid-19 reforçou, ainda mais, fatores como a importância da educação de todos sobre como oferecer as melhores condições para as mães que amamentam; os benefícios do leite materno; e os riscos decorrentes de não oferecer essa possibilidade aos lactentes.

O tema escolhido está relacionado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza, que orienta programas de desenvolvimento para os próximos anos. São 17 metas que se aplicam a todos os países, abrangendo questões amplas, como as alterações climáticas e a redução da pobreza. 

PILARES - Os objetivos do #WBW2021 são formados por quatro pilares: informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; se articular com indivíduos e organizações para maior impacto; e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.
 
“Os pediatras devem estimular o aleitamento materno, desde a consulta a partir da 32ª semana de gestação, que é uma recomendação da SBP, acompanhamento na sala de parto, com o incentivo ao contato pele a pele, à amamentação na primeira hora de vida e ao apoio no alojamento conjunto, observando e orientando a mamada e em toda a puericultura”, enfatiza. 

PAPEL DA SBP - Para a campanha deste ano da SMAM e também para o “Agosto Dourado”, o Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP em breve iniciará o planejamento de ações, que serão prontamente divulgadas. Porém, a SBP promove constantemente iniciativas, como cursos de educação à distância (EAD's), lives e simpósios específicos nos Congressos Brasileiros de Pediatria para orientar e informar os pediatras a respeito do valor do leite materno e dos riscos do uso de seus substitutos, quando são necessários.  Além disso, são elaborados todos os anos documentos científicos sobre o tema.
 
A Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno é uma rede global de indivíduos e organizações dedicadas à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo. Anualmente, a WABA coordena e organiza a Semana Mundial da Amamentação (WBW, sigla em inglês) e, desde 2016, a instituição alinha a campanha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a qual chama de Campanha WBW-SDGs.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545