Do site da Crescer
Esse é o tema deste ano para o “Novembro Roxo”.
por Dr. Moises Chencinski - colunista
01/11/2022
Esse é o tema desse ano para o “Novembro Roxo”. Desde o início da pandemia de COVID-19, o contato pele-a-pele imediato, na chamada hora dourada (Golden Hour), tem sido motivo de grandes desafios para todo recém-nascido. Todas as recomendações, em mães com a doença ativa receberam a contraindicação dessa ação. Ainda era mantido o corte oportuno de cordão e a amamentação na primeira hora, mas após terem sido tomados os cuidados de “higienização” da mãe.
Sobre isso, alguns documentos científicos foram emitidos pelo Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) (março/2.020, maio/2.020) e pelo Departamento de Neonatologia da SBP (março/2.020, maio/2.020).
Mas, como sempre, vamos a um pouco de contexto, de história.
Por que prematuros? Por que Roxo? Por que novembro?
Posso esclarecer? Esclarecerei.
Prematuro
Todo recém-nascido (RN) "apressadinho" e que chega antes de 37 semanas de gestação é um prematuro. Esse dado pode ser calculado por várias formas. Pela data da última menstruação (DUM), pela evolução das ultrassonografias, por tabelas (Capurro e New Ballard), levando em conta dados clínicos e neurológicos (como a textura da pele, a formação do mamilo, da orelha, pregas na planta dos pés, posição da cabeça quando se levanta o RN, entre outros). Nossa taxa é de 11,5% de partos prematuros ao ano, o que nos coloca em 10º lugar entre os países com os maiores registros de casos.
Roxo
A cor resultante da mistura das cores primárias azul e vermelho, que representa sensibilidade e individualidade. O roxo também costuma ser associado à espiritualidade, sabedoria, criatividade, transformação, calma, respeito. Historicamente é representativo também no conceito de realeza e nobreza. Em uma abordagem mística traz, mais uma vez, a espiritualidade, a magia e o mistério e proporciona a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações. Você consegue relacionar todas essas imagens ao prematurinho e sua família?
Novembro
A Fundação Europeia para o Cuidado de Recém-Nascidos (EFCNI) criou, através da ação de um de seus diretores, o Dia Mundial da Prematuridade. Jürgen Popp perdeu seus trigêmeos prematuros e tornou-se pai de uma menina nascida em 17 de novembro de 2008. A partir de então, o mês de novembro passou a ser considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade, com o intuito de alertar, prevenir e conscientizar a família sobre o nascimento antecipado.
Dia Mundial da Prematuridade e o Novembro Roxo no Brasil
No Brasil, desde 2.014, a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros, a ONG Prematuridade.com, é a representante dessa Fundação pelo Brasil e tem agido em prol dessa causa em várias frentes, defendendo e divulgando direitos de gestantes e parturientes, de mães, pais e familiares do prematuro, do bebê prematuro, através de Projetos de Lei e outras proposições, de Frentes Parlamentares, de políticas e programas e acompanha e orienta as ações do Dia Mundial da Prematuridade e do Novembro Roxo.
O tema global de 2.022 é:
Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento.
Com muito orgulho, honra e emoção, faço parte do Conselho Científico, ao lado de muitos profissionais da Medicina e de outras áreas (Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Odontologia) contribuindo com alguns textos, participações em lives e outras ações, sempre que possível.
A cada dia nascem cerca de 940 bebês prematuros no Brasil e a prematuridade é a principal causa de mortes de crianças menores de 5 anos. A presença dos pais junto aos bebês na UTI Neonatal pode salvar vidas.
O aleitamento materno é possível, desejável e, principalmente, um direito para os prematuros e suas mães. A Rede BLH-BR, a maior rede do mundo, que inclusive “exporta” tecnologia, tem, na RDC-171/2006 todas as recomendações que devem ser seguidas no Brasil, garantindo a sua segurança, como, por exemplo, que o Leite Humano extraído seja estocado em refrigerador no máximo por 12 horas e congelado por no máximo 15 dias.
Última notícia
No dia 26 de outubro, o “Supremo Tribunal Federal aprovou a ADI 6.327 em caráter definitivo, ampliando o período do benefício maternidade (salário + afastamento) em casos de internação da mãe ou do bebê por mais de 14 dias, a nossa "licença estendida"! A decisão já estava valendo desde abril de 2020, e agora está sacramentada pelo STF”, com participação muito ativa da ONG Prematuridade.com, que disponibiliza uma Cartilha com informações importantes sobre os direitos e como acessá-los.
A ADI 6.327 teve a seguinte decisão.
“O Tribunal, por unanimidade, ..., julgou procedente o pedido formulado ..., de modo a se considerar como termo inicial da licença-maternidade e do respectivo salário-maternidade a alta hospitalar do recém-nascido e/ou de sua mãe, o que ocorrer por último, prorrogando-se em todo o período o benefício...”
E vale ressaltar que esse direito não é só mais para os prematuros, mas para todos os RN que estiverem nessa mesma situação.
Em Novembro, seja ROXO em apoio ao prematuro e suas famílias. Quem quiser conhecer e participar das ações desse mês, inclusive do dia 17 de novembro, sugiro acompanharem as informações da ONG Prematuridade.com.
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545