Dr. Moises Chencinski – Dra. Marina Rea - Rede IBFAN-Brasil
22/07/2024
Um dos pilares exitosos da proteção, apoio e promoção do aleitamento materno no Brasil é sua Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH-Brasil), reconhecida mundialmente pela sua iniciativa, sua tecnologia, sua eficácia e sua forma de atuação. A rede, composta de 233 bancos de leite humano e 240 postos de coleta em unidades hospitalares de todo o país, em 2.023 coletou cerca de 209 mil litros de leite, por doação de 160 mil mulheres, beneficiando 178.687 recém-nascidos que receberam 150.193 litros de leite humano pasteurizado.
Sua história é um exemplo de perseverança e luta em prol da vida dos recém-nascidos prematuros, de baixo peso e doentes para que esses recebam o único e verdadeiro substituto do leite materno, o leite humano pasteurizado de mães doadoras, através de Normas Técnicas rigorosas e cientificamente embasadas que asseguram a qualidade do produto (Leite Humano) e os serviços relacionados à sua coleta, análise, armazenamento e distribuição.
Recentemente, em resposta às catástrofes enfrentadas nos últimos meses no Rio Grande do Sul (inundações que deixaram milhares de famílias desabrigadas e hospitais e bancos de leite sem condições de suprir as necessidades de prematuros internados em UTIs dos hospitais do Rio Grande do Sul), a rBLH-Brasil, em uma ação conjunta da Secretaria de Estado do Distrito Federal (SES-DF) com o Ministério da Saúde e a Força Aérea Brasileira (FAB), foram enviadas remessas de leite humano.
Vale ressaltar que para essa ação, todos os testes de qualidade foram realizados, seguindo as Normas Técnicas da Rede Global de Bancos de Leite Humano, para garantir a integridade e segurança do produto.
O modelo e a tecnologia da rBLH-Brasil atravessaram fronteiras e estão em países de língua portuguesa na África, na Espanha, e nos países latinos e caribenhos, o que demonstra sua universalidade e que a amamentação merece apoio em todas as situações.
Para mais informações e esclarecimentos, seguem os contatos da rBLH-Brasil.
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545