Do site da Crescer
Pediatras recomendam o aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê
por CRESCER
16/09/2024
Será que meu bebê está com sede? Essa pergunta, provavelmente, já deve ter vindo à mente de muitos pais. Embora os pediatras recomendem o aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida dos pequenos, é comum que algumas famílias ofereçam água ao bebê. No entanto, não se preocupe, o leite materno é suficiente para hidratar seu filho nesse período.
A pediatra e colunista da CRESCER, Ana Maria Escobar, destaca que o leite materno é tão perfeito que já traz, em sua composição, uma quantidade de água que supre totalmente as necessidades dos bebês. "Por isso, as crianças que estão em aleitamento materno exclusivo não necessitam de água nem de nenhum outro alimento. O leite materno hidrata perfeitamente", explica a especialista.
A partir de quando pode tomar água?
Após os 6 meses de amamentação exclusiva, os pais devem começar a introdução alimentar e podem oferecer água para o pequeno. "Bebês que já desmamaram podem e devem receber água, principalmente nos dias muito quentes, para hidratar o organismo por causa da perda de líquidos pelo suor", orienta a médica.
Quanto de água a criança deve tomar por dia?
Segundo o Manual de Alimentação — da Infância à Adolescência, da SBP, dos 7 aos 12 meses, o volume indicado é de 800 mL de água, distribuídos em pequenas quantidades ao longo do dia. Se você amamenta seu filho, lembre-se de que o leite materno já tem água — embora seja difícil mensurar a quantidade que o bebê suga, tenha em mente que é natural ele não sentir sede logo depois de uma mamada.
Segundo Moises Chencinski, pediatra e colunista da CRESCER, o ideal é oferecer o leite materno em livre demanda, isto é, o bebê mama quando, quanto e pelo tempo que ele precisar. Já para as crianças entre 1 a 3 anos, o consumo diário de água deve ser de 1,3 litro e, para as de 4 a 8 anos, de, aproximadamente, 1 litro e 700 mL.
Quando a criança pode tomar água de coco?
Segundo a nutricionista Priscila Maximino, o indicado é que, tanto a água de coco quanto outros sucos naturais em geral, sejam oferecidos aos pequenos apenas após o primeiro ano de vida. Isso se justifica, uma vez que a amamentação oferece os nutrientes necessários para o bebê até essa idade.
Além disso, o pediatra Paulo Telles esclarece que, após o primeiro ano de vida, a bebida deve ser oferecida de acordo com a idade de seu filho: ofertar no máximo 120 ml por dia para os pequenos de 1 a 3 anos e até 175 ml para quem tem entre 4 a 6 anos, segundo o Manual de Alimentação da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545