01/01/2026
2025, o ano passado, o literalmente ontem, fechou seus 365 dias.
Ele foi vivido, foi sobrevivido, foi atravessado.
E fechando essa caixinha de dias usados (2.025), guardando na memória, no coração, na alma, eu já comecei a "desesvaziar" a de 2.026. Isso mesmo, já no primeiro dia dele quero começar a tentar definir, determinar e resolver como vou passar esse restinho de ano.
Sabe o que eu quero mesmo?
Que ele seja uma combinação de muita leveza, muita esperança, muitas propostas, muita liberdade, muitas dúvidas.
Quero um ano para mim.
E os outros? Os outros são os outros e só (isso deu música um dia).
Egoísmo? Pode ser. Conhece o lado positivo dele? Dicionário? Gosto.
"Atitude daquele que busca o próprio interesse, acima dos interesses dos demais". Que tal pensar nisso como "dar mais importância a mim do que aos outros, na minha vida"?
Mesmo assim, eu nunca conseguiria fazer um ano sem todos os outros, sem ninguém, só eu.
Voltando ao meu 2.026.
Quero um ano de agir.
Quero um ano de muitos verbos.
SORRIR, RIR, GARGALHAR
E não me importo mesmo se você não quiser ser "sorrido", "rido" ou "gargalhado", porque, em algum momento, eu sei que você vai ser contagiado e querer estar comigo. Se não quiser, que seja leve mesmo assim. O foco é ser feliz.
"A gargalhada é o sol que varre o inverno do rosto humano".
Victor Hugo (em Os Miseráveis).
SONHAR
Acho que nasci e vivi assim. Correndo atrás dos meus sonhos. Talvez seja bom só sonhar. Sonhar como ação em si. Se os sonhos vão se concretizar ou só serão conforto, a gente descobre no caminho.
"Tenho em mim todos os sonhos do mundo".
Fernando Pessoa
SER E ESTAR
No ar que eu respiro
Eu sinto prazer
De ser quem eu sou
De estar onde estou...
Proposta que pode parecer simples assim, mas requer mais presença. Família, amigos e mais pessoas queridas... se preparem. Rsrsrs.
"A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!"
Mario Quintana
AMAR
Parece bem bobão, né? Ué. É meu ano e eu posso ser o que eu quiser. São minhas propostas. Fiz isso em 2.025 e vou manter para esse restinho de 2.026. Sempre com respeito. Sempre pensando em uma ação minha. Até porque abraçar e beijar (como parte de amor) não depende só de mim. Mas sempre com AMOR. Só por causa disso, duas frases kkkkkk
"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há".
Renato Russo
"Amar é ultrapassarmo-nos".
Oscar Wilde
VER, LER, OUVIR, ESCUTAR, SENTIR, COMUNICAR
Música E poesia E arte. Antes que haja contestações, escutar (dicionário, tá?) é ouvir prestando atenção. Por isso tem as duas aí. Essas dependem de mim. E pode até colocar o -SE em todas essas ações. Fica bem mais completo, divertido e egoísta. E isso dá um sinal para os próximos verbos.
"Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz".
Madre Tersa de Calcutá
ESTUDAR, APRENDER, TRANSMITIR, DUVIDAR, QUESTIONAR, PROVOCAR, INCOMODAR
Não pode faltar. Isso é parte grande da minha essência. Nunca parar de aprender. E não é só pelo conhecimento formal. Envolve caráter, ética, imparcialidade, experiência, sem julgamentos, muito acolhimento, e a busca constante pelas justiças. Isso. No plural.
"Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida".
Sócrates
ERRAR
Eu me permitir errar. Puxa, vai ser um alívio. A não necessidade ou obrigação ou cobrança de estar sempre certo, de sempre buscar a perfeição. Errar como ação e não como omissão. Errar como caminho do tentar.
"Viver é desenhar sem borracha".
Millôr Fernandes
VIVER
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz
"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento".
Clarice Lispector
Ufa. É um projetão não concluído que merece que eu releia, reflita, revise, reavalie, redirecione. Mas acho que para o dia 1º de janeiro, já começa a me ocupar, dar um rumo e, como atribuído a Paulo Freire, ESPERANÇAR:
"É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…"
Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545