Participei dessa matéria de capa na Revista Crescer, respondendo 3 das 50 perguntas sobre o primeiro ano de vida. Se você quiser ler a matéria toda, com as 50 respostas (está muito interessante), acesse esse link.
No primeiro mês, é bom ficar em casa. Depois, evite lugares fechados e lotados. A partir do segundo mês, você pode levá-lo a clubes, casas de parentes e praças sem aglomerações. Também dá para passear na praia nos horários de sol tênue (de manhã ou no final da tarde) ou viajar em baixa temporada. No terceiro mês, lugares como shopping centers estão liberados, mas não no horário de pico. Ao completar 4 meses, já pode ir a outros eventos, desde que os passeios não interfiram na rotina dele.
Viagens longas estão liberadas somente depois do primeiro mês. Programe-se para amamentá-lo durante a descida da serra, caso vá de carro, para evitar que a pressão cause dor de ouvido na criança. Mas, se vocês moram no litoral, ele já pode passear na praia de manhã ou no fim da tarde. A partir do quarto mês, o bebê pode entrar na piscina acompanhado dos pais. Mas nadar no mar só é recomendado a partir do primeiro ano.
P.S.: Essa era a recomendação ANTES da instituição da obrigatoriedade do uso da cadeirinha. Agora essa não é mais uma recomendação válida. Não se deve estar com o bebê no colo com o carro em movimento.
27/10/2014
As viagens de avião são permitidas a partir do primeiro mês – antes disso, as alterações de pressão podem causar problemas respiratórios. Durante o voo, amamente ou ofereça mamadeira e chupeta. O ato de sugar alivia a sensação de “ouvido entupido”. No avião, leve a criança na cadeirinha, de preferência sobre um assento.