Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

O prematuro nasce com pressa

Do site da Crescer

Leite de mãe e separação zero já

por Dr. Moises Chencinski - colunista

08/11/2021

O que aproxima Anna Pavlova, Stevie Wonder, Newton, Einstein, Darwin, Voltaire, Roosevelt, Goethe, Napoleão, Picasso, Churchill (e a lista não acaba)? Todos nasceram prematuros.

Dia 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade.

A cor roxa representa espiritualidade, sabedoria, criatividade, transformação, sensibilidade e individualidade. Novembro, o mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, só podia ser Roxo.

O Brasil tem uma taxa de 11,5% de nascimentos prematuros (340 mil bebês) por ano e é o 10º país no mundo no que diz respeito à taxa de prematuridade.

Aleitamento materno exclusivo é possível para prematuros

Sabe aquela história que já abordamos que o leite de mãe é um alimento vivo, que se modifica do começo ao final da mamada, se transforma durante o dia e que se adequa, com o passar do tempo, às necessidades do bebê até o seu desmame?

O leite de mãe de bebês prematuros se adapta às necessidades desse bebê de maneira personalizada.

O seu colostro tem mais calorias (58 vs 48 cal por 100 ml de leite de mãe) e mais gordura (3 gr vs 1,8 gr) do que o de mães de bebês a termo. E depois que passa para o leite maduro (26 a 29 dias) a proporção de calorias (70 vs 62) e de gordura (4,1 vs 3) ainda pesa a favor do leite de mães de prematuros.

Com orientação e apoio adequados, desde o nascimento até a alta da maternidade, o prematuro pode receber exclusivamente leite materno (da própria mãe ou de  bancos de leite) e manter essa linha alimentar até o 6º mês de idade corrigida.

Quando nasce um bebê, nasce uma mãe?

Essa é uma frase muito comum, muito falada e repetida.

Mas e quando nasce um bebê prematuro?

Sua mãe ainda está em gestação (não é Agda, mãe da Amora?) e precisa de apoio, acolhimento, empatia e de tempo. Essa é a verdadeira e real exterogestação que não tem desfecho certo e nem prazo para acabar.

SEPARAÇÃO ZERO: AJA AGORA. Mantenha pais e bebês prematuros juntos.

Essa é a campanha proposta pela ONG Prematuridade.com, como representante do Brasil na Rede Mundial de Prematuridade.

Pais fazem parte da equipe de cuidados de saúde dos prematuros.

Pele a pele (método Canguru) salva e favorece uma conexão, desde muito cedo, entre os bebês prematuros e seus pais.

Como pensar que separar pais de seus bebês, em qualquer situação, seja sequer aceitável?

Estudos mostram que a voz da mãe diminui os escores de dor e aumenta os níveis de ocitocina em bebês prematuros durante procedimentos dolorosos, que são constantes enquanto eles esperam o momento de sua alta.

Doe leite materno: 1 ml salva uma vida.

As orientações do pediatra sobre doação de leite de mãe devem começar na consulta da 32ª semana de gestação, passar pela maternidade e acompanhar a família desde a primeira consulta de rotina (puericultura).

O leite humano pode ser armazenado por 12 horas na geladeira e por 15 dias em freezer ou congelador, tanto para doação quanto para uso doméstico (da mãe trabalhadora para seu bebê), seguindo recomendações específicas de higiene e segurança.

Se a mulher recebe essas informações apenas 15 dias antes de voltar ao trabalho, a ansiedade pode gerar dificuldades nessa extração e causar insegurança, levando à oferta de substitutos de leite materno. Mas, se a mãe já doa o seu leite desde que a amamentação está estabelecida, a única mudança, quando for necessário, é manter o leite que era doado armazenado em casa para ser oferecido para seu bebê quando ela tiver que se ausentar, por qualquer razão.

No dia 17 de novembro - Dia Mundial da Prematuridade - vista-se de roxo, ilumine-se de roxo, seja roxo.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545