Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Como comprar remédios homeopáticos em farmácias?

Do site Minha Vida

Lembre-se: Quem dá conselhos sobre medicamentos é sempre o médico

12/08/2008

Arnica é bom para machucados e contusões? Quem nunca ouviu esta afirmativa? Quem não tem uma avó, um vizinho, um parente que fez esta recomendação?

Sim, esta afirmativa está correta. Mas quem seria a pessoa mais indicada a fazer esta orientação? 

Medicamentos homeopáticos são preparações farmacêuticas com finalidade curativa e preventiva, preparados por uma técnica caracterizada por diluições seguidas de agitações. Ainda, de acordo com a Farmacopéia Homeopática Brasileira, medicamentos homeopáticos são prescritos de acordo com o princípio da similitude. 

No Brasil, a maioria das farmácias se comporta como mero estabelecimento comercial, com a mais variada gama de produtos e promoções e muitas praticam a empurroterapia. Precisamos fazer aqui alguns esclarecimentos muito importantes.

Existem farmácias e farmácias. E vem crescendo o número daquelas que prestam atenção ao doente, ao paciente, ao cliente, ao usuário. 

Atualmente existem três tipos de farmácias: 

Drogaria: também conhecida como farmácia de dispensação ou farmácia comercial, é o estabelecimento que revende os medicamentos e produtos industrializados. Os medicamentos são alopáticos farmacoquímicos (maioria) e fitoterápicos (alguns).

Drugstore: nesta encontramos duas áreas separadas a de medicamentos e a de conveniências (alimentos, produtos de higiene, produtos de limpeza etc.). 

Farmácia: é o estabelecimento que dispensa e manipula medicamentos alopáticos e/ou homeopáticos. Também revende medicamentos fitoterápicos e homeopáticos industrializados, que podem ser de venda livre ou somente sob prescrição médica. A maioria das farmácias sempre se diferenciou em farmácia homeopática e farmácia de manipulação (dermatológica). 

Hoje o conceito mudou. A farmácia é de manipulação e pode ser alopática (farmacoquímicos e fitoterápicos) e/ou homeopática, desde que haja laboratórios separados.

Mas existe um diferencial nas farmácias que manipulam homeopatia. O farmacêutico, responsável técnico, precisa estar habilitado, junto ao Conselho Regional de Farmácia, a manipular medicamentos homeopáticos. Isto porque a Homeopatia é uma especialidade farmacêutica desde 1992. Requer conhecimento da filosofia e da farmacotécnica homeopática. 

O farmacêutico, para ser especialista em homeopatia, caso não tenha cursado a disciplina de homeopatia durante a graduação, poderá, depois de finalizada sua formação, especializar-se através de cursos de pós-graduação ou obtendo o Título de Especialista concedido pela ABFH - Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas - após a realização de prova. Este Título é reconhecido pelo Conselho Federal de Farmácia. 

E é o farmacêutico homeopata, que vai orientar os clientes na farmácia. As orientações mais comuns são em relação ao uso correto e racional dos medicamentos; cuidados com os medicamentos; a importância da prescrição médica e efeitos dos medicamentos. 

O farmacêutico homeopata também conta com o auxílio do Manual do Consumidor de Homeopatia, criado pela ABFH Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas. É um folheto, distribuído gratuitamente nas farmácias homeopáticas, que numa linguagem simples e didática, traz orientações sobre filosofia e medicamentos homeopáticos aos usuários, visando atender a legislação de defesa do consumidor. 

A homeopatia no Brasil, uma das melhores no mundo, é caracterizada por prescrições e manipulações individualizadas. Embora existam, poucos são os medicamentos homeopáticos industrializados preparados em grande escala por Laboratórios Industriais Farmacêuticos. Somente farmácias podem manipular medicamentos e a manipulação de medicamentos homeopáticos somente pode ser feita em farmácias habilitadas para isto e que contam com a Assistência Farmacêutica feita pelo farmacêutico especialista em homeopatia. 

Ainda de acordo com a RDC-33/2000 que trata das Boas Práticas de Manipulação em Farmácia, a farmácia de manipulação somente pode dispensar medicamentos mediante a apresentação de prescrição feita por profissional habilitado (médico, dentista e veterinário). A farmácia que manipula medicamentos homeopáticos também obedece a esta determinação para a manipulação e dispensação de homeopáticos. Embora pareçam inocentes, os medicamentos homeopáticos só devem ser administrados sob orientação do profissional habilitado. Somente ele saberá avaliar a necessidade e aplicabilidade de cada medicamento.

A homeopatia no Brasil hoje conta com profissionais de altíssima qualificação seja para diagnóstico e prescrição seja na farmácia elaborando medicamentos fiéis aos princípios e com qualidade. Este mesmo profissional presta orientações fundamentais ao paciente para adesão ao tratamento e correto uso dos medicamentos prescrito. 

Ao solicitar o aviamento de uma prescrição procure uma farmácia, conheça o profissional responsável, esclareça suas dúvidas e conte também com este especialista cuidando da sua saúde. 

Essa matéria foi uma mescla de dois artigos escritos no meu site (www.doutormoises.com.br) pelas farmacêuticas Márcia Aparecida Gutierrez (Presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas - 2007/2009) e Kátia Regina Torres (Ex-Presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas - 2005/2007). 

Palestra sobre medicamentos homeopáticos:Quem quiser conhecer mais sobre os medicamentos homeopáticos pode comparecer no dia16 de agosto de 2.008, sábado, às 16 horas, para uma palestra gratuita sobre o assunto. 

O encontro será na sala Mário de Andrade da Mega Store da Livraria Saraiva do Shopping Paulista com a farmacêutica Márcia Gutierrez, presidente da ABFH (Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas).

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545