Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Pergunte para Chris: Como desfraldo meu bebê?

Do site Chris Flores

Muitas mães ficam cheias de dúvidas na hora de tirar a fralda da criança. Qual deve ser a idade? Como fazer? O pediatra Moises Chencinski ensina tudo o que você precisa saber

por Lia Lehr

31/10/2012

 
"Tenho problemas para fazer com que minha filha, Luiza, de dois anos e meio, faça cocô no penico e ela acaba fazendo sempre na roupa. Só o xixi ela faz direitinho. O que faço?", pergunta Soraia Carmo.

Assim como ela, outras mães ficam cheias de dúvidas e inseguranças. Uma delas pediu ajuda à Chris com a filhinha de dois anos e sete meses. A menina não usa fralda durante o dia, mas ainda precisa para dormir. Como fazer para se livrar da fralda noturna?

Para ajudar as mamães que estão tentando tirar as fraldas dos filhos, conversamos com o pediatra e homeopata Moises Chencinski. Confira o que o médico falou.

 

Por que é mais difícil desfraldar as crianças no período da noite?

Para o desfralde é necessário que haja o controle de fezes e urina. Esse controle parte da percepção que a bexiga e o intestino estão cheios de urina e fezes, respectivamente. Aí, é necessário que haja um controle dos esfíncteres, que seria voluntário.

À noite, essa atitude é pouco eficaz, visto que a criança está dormindo e, assim, não consegue "segurar" suas eliminações.

O sono profundo, importante para recarregar nossas energias para o dia seguinte, dificulta a percepção da vontade de urinar ou evacuar à noite.

O controle noturno só deve começar após o controle diurno estar eficaz, a não ser que seja pela própria iniciativa da criança não querer mais fazer xixi ou cocô à noite.

É verdade que é mais fácil desfraldar meninas do que meninos? Por quê?

Existe realmente essa crença e alguns fatores parecem reforçar essa tese. As meninas já são orientadas a urinar e evacuar sentadas. Os meninos podem ter que passar por essa fase, da mesma forma, para a evacuação.

Porém para urinar, eles podem ser ensinados primeiramente sentados, mas precisam passar a adquirir os controles e as condições para urinar em pé. E isso é mais complicado mesmo.

Quais são os erros mais comuns dos pais ao desfraldar as crianças?

Muitas vezes, os pais veem o controle do esfíncter de uma criança como um sinal de inteligência e, quanto mais cedo ocorrer, melhor.

O ensino prematuro e forçado do uso do vaso imposto à criança antes da hora adequada pode fazer com que elas percam o interesse e sintam-se culpadas pelo fracasso.

Os resultados podem ser a enurese, a desistência e até a obstipação intestinal Se a criança não estabelecer para si própria a meta de aprender a usar o vaso, os esforços dos pais serão sempre vistos como pressão.

Evite, ao máximo, adiar essa eliminação de fezes ou urina. Leve a criança ao banheiro sempre que ela tiver vontade (mesmo que, em algumas dessas vezes, ela não faça nada).

Acidentes de percurso acontecem e não devem ser criticados, mas orientados. Envie mais roupas para a escolinha para evitar que a criança se sinta constrangida por ter que ficar molhada ou suja, na fase inicial desse processo.

"Os dez não-mandamentos"

iStockphotos / Thinkstock / Gettyimages


Antes de aprender o que fazer, aqui vão algumas dicas sobre o que não fazer.

NUNCA forçar, em hipótese alguma, que uma criança aprenda o controle voluntário antes dos 2 anos de idade.
NUNCA relacionar a evacuação a coisas sujas, para evitar problemas futuros, como prisão de ventre, por exemplo.
NUNCA desacreditar na capacidade do filho aprender a usar o banheiro.NUNCA fazer mudanças radicais.
NUNCA usar o penico fora do banheiro para evacuar ou urinar.
NUNCA permitir que o penico seja usado para colocar qualquer alimento, água, ou que a criança use-o como chapéu (por mais engraçadinho e maluquinho que possa parecer).
NUNCA retarde a ida ao banheiro quando a criança pedir.
NUNCA deixar a criança suja de urina e fezes na roupa para que ela aprenda a controlar os esfíncteres.
NUNCA diga "Faça nas fraldas mesmo porque agora pode". Essa atitude pode gerar insegurança e dar a impressão para a criança que tanto faz, que não é tão importante assim e ela pode desistir.
NUNCA critique, force ou castigue e NUNCA deixe de elogiar, estimular e orientar.

Que dicas podemos dar para estimular a criança a abandonar a fralda da noite?

Há uma regra básica: cada criança tem o seu tempo (assim como para quase todos os novos comportamentos aprendidos). E nós só podemos apoiar e, no máximo, propiciar condições favoráveis, sem críticas, acusações ou cobranças, sob pena de trazermos mais problemas para nós mesmos.

O controle noturno só deve começar após o controle diurno estar eficaz, a não ser que seja pela própria iniciativa da criança não querer mais fazer xixi ou cocô à noite.

Em primeiro lugar é fundamental que a criança já controle as fezes e a urina de dia e já esteja sem as fraldas nesse horário para só então tentar iniciar o desfralde noturno.

Oferecer pouco líquido antes de a criança dormir.

Colocar a criança para urinar antes de ela deitar.

O último da casa que for deitar pode levar a criança ainda uma vez para o banheiro.

O primeiro que acordar na casa pode levar novamente a criança para o banheiro e fazer a mesma rotina quando a criança acordar.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545