Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Meu filho caiu e mordeu a língua. E agora?

Do site Bolsa de Bebê / Bolsa de Mulher

Mal começam a andar, as crianças já querem correr – e então os acidentes são quase inevitáveis. Aqueles dentinhos crescendo parecem frágeis, mais são suficientes para provocar cortes fundos na boca ou na língua do pequeno no caso de uma queda.

Por Marina Lopes

17/08/2013

A situação é clássica: aniversário de um primo ou amiguinho, criançada correndo para lá e para cá e o seu pequeno fazendo a festa. Mas, em algum momento, ele tropeça ou leva uma trombada e cai de boca no chão. O susto é grande (o choro e o sangramento também), mas mantenha-se tranquila e contorne a situação.

Como prevenir as quedas 

Coloque meias antiderrapantes nos pequenos, espalhe tapetes também antiderrapantes na casa e coloque proteção nos cantos dos móveis para evitar que ele bata a cabeça enquanto estiver brincando. Estas são algumas opções práticas para evitar este tipo de acidente.

O que fazer se a língua começar a sangrar? 

“Pelas características da língua, um órgão muito irrigado e vascularizado o sangramento pode ser intenso e é o que mais assusta os pais”, afirma o pediatra Moisés Checkinski. Acalme-se e acalme a criança para avaliar os danos.

Se o sangramento for persistente, tente estancar com uma gaze limpa, pressionando no corte que causado. Se a criança permitir, enrole uma pedrinha de gelo em uma gaze e coloque no local. “O frio ajuda a estancar sangramentos pela sua ação de vasoconstrição (ajuda a contrair os vasos sanguíneos)”, afirma.

Se o sangramento não diminuir ou não cessar, uma lesão mais profunda pode ter sido causada e então pode ser necessário suturar a parte da língua traumatizada. Nesse caso, pronto-socorro mesmo para uma providência adequada. “Se formos imaginar o quanto é difícil suturar um dedo de uma criança, imaginem uma língua. Felizmente esse tipo de situação é menos comum do que a sutura do dedo, mas pode requerer que o procedimento seja feito sob anestesia geral”, afirma o especialista.

Em casos de quedas, sempre é importante avaliar se não houve trauma em outro local (dente, traumatismo craniano, orelha) que pode ser mais grave do que o da própria língua.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545