Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Meu filho levou uma mordida na escola. E agora?

Do site Bolsa de Bebê / Bolsa de Mulher

Assim que os dentinhos começam a crescer, as crianças descobrem o incrível poder que esta ferramenta tem. Basta um desejo contrariado para que os pequenos comecem uma disputa que pode não acabar muito bem.

Por Marina Lopes

15/08/2013

Cada criança usa suas “armas” para se defender, ter suas vontades atendidas ou seus problemas resolvidos. Umas gritam, outras choram, umas batem e outras mordem. “A não ser que essa seja uma atitude repetida e frequente, sempre na mesma criança, essas são reações esperadas e normais entre crianças”, afirma o pediatra Moisés Checkinski.

Prevenção é o primeiro passo 

Assim como em todas as situações de acidentes, a principal providência é a prevenção. Evite deixar crianças longe da supervisão de um adulto (em casa, em parquinhos ou mesmo na escola), mesmo que seja só por alguns minutinhos.

“Sempre que perceber ânimos infantis acirrados e exaltados, esteja por perto e evite que a situação fuja do controle”, indica o pediatra

O que fazer se a criança leva uma mordida? 

Acalme o pequeno e lave a área com água corrente e sabonete. Se estiver sangrando, tente estancar o sague com uma gaze limpa. Na maior parte das vezes, a mordida não será tão profunda ou extensa que seja necessário suturar (dar pontos) ou tomar alguma outra atitude.

Pomadas e medicamentos podem ser usados, desde que por orientação do pediatra. Curativos simples e uma bolsa de gelo podem ajudar a diminuir as chances de um grande hematoma ou infecção na região. Se ocorrer uma inflamação, infecção, dor prolongados ou persistentes não deixe de conversar com seu pediatra.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545