Publicações > Meus Artigos > Todos os Artigos

VOLTAR

Meu filho se queimou. O que eu faço?

Do site Bolsa de Bebê / Bolsa de Mulher

As queimaduras leves podem ser decorrentes de diversas situações de desatenção: exposição exagerada ao sol, um dedinho encostado no ferro de passar roupa ou uma xícara de café descansando no lugar errado. Em todas estas situações, o susto é grande, mas é importante que os pais mantenham a calma para revertê-la.

Por Marina Lopes

16/08/2013

“Em casos de queimaduras mais sérias, com grandes áreas afetadas, ou em regiões de maior risco (rosto, olhos, por exemplo), o caminho imediato é o pronto-socorro para as providências adequadas por ser um quadro muito importante e de grande risco de infecção”, afirma o pediatra Moisés Checkinski.

Como prevenir as queimaduras

- A cozinha é um dos piores lugares da casa para deixar uma criança sozinha ou mesmo solta, na presença dos pais, enquanto se prepara uma refeição. Queimaduras (fogões), cortes (facas), quedas (escorregando), traumas (gavetas abertas, mesas) estão espalhados nessa área da casa.

- Nunca carregue as crianças em seu colo enquanto estiver em qualquer atividade na cozinha (fazendo chá, cafezinho, um bolo usando o forno).

- Não tenha o pequeno no colo enquanto toma qualquer líquido quente ou oferece a ele esse líquido (sopas, chás, leite).

- Use sempre as bocas de trás do fogão ou as panelas com os cabos sempre virados para trás enquanto cozinha.

- As mesas devem sempre ter toalhas curtas, especialmente quando a refeição estiver servida. Toalhas compridas podem servir de apoio para que a criança fique em pé e aí o que estiver sobre a mesa pode virar sobre ela.

- Na hora do banho do pequeno, coloque primeiro a água fria na banheira e a água quente deve vir depois, aos poucos depois. Só coloque a criança no banho depois de testar a temperatura da água.

- Após os seis meses de idade, use protetor solar fator 30 meia hora antes da exposição ao sol, repetindo a aplicação a cada duas horas, mesmo que a criança não entre na piscina ou no mar e mesmo que o produto garanta que não sai na água.

O eu fazer em caso de queimadura

Lave a região queimada com água fria, mas não gelada. “ Aqui, talvez o mais importante seja o que não fazer”, afirma o pediatra.

- Não automedique e procure não usar as medidas caseiras tradicionais. Pomadas, cremes, manteiga, pasta de dentes e clara de ovo não devem ser aplicados pois podem piorar o quadro

- Se aparecerem bolhas pela queimadura, não fure em casa, pois isso pode aumentar o risco de infecções.

- Consulte o pediatra se a queimadura for simples. Vá ao pronto-socorro se a área queimada por grande ou de maior risco.

Dr. Moises Chencinski - CRM-SP 36.349 - PEDIATRIA - RQE Nº 37546 / HOMEOPATIA - RQE Nº 37545